Capsulite Adesiva ou "ombro congelado"
Paciente do sexo feminino, 46 anos, com queixa de dor e limitação de movimentos no ombro direito há cerca de 1 ano, com períodos de piora, sem relato de trauma. Realizou exame de Ressonância Magnética do Ombro, que demonstrou espessamento, edema e realce da cápsula articular glenoumeral, mais evidente no recesso axilar (imagens 1 e 2), associada a espessamento do ligamento coracoumeral e obliteração da gordura do intervalo dos rotadores (imagem 3), compatíveis com capsulite adesiva.
Capsulite adesiva ou "ombro congelado" é uma condição inflamatória da cápsula articular glenoumeral, levando a restrição da amplitude de movimentos, mais comumente observada em mulheres com idade entre 40 e 60 anos. Na maioria das vezes não há uma causa identificada, sendo considerada primária, porém pode ser secundária à artrite pós-traumática, microtraumas de repetição, cirurgias prévias ou doenças reumatológicas.
O quadro clínico pode ser pouco específico, incluindo dor e redução difusa da amplitude de movimentos, na ausência de traumas maiores e com radiografia normal.
A Ressonância Magnética possui importante papel no diagnóstico desta condição, efetivamente demonstrando o intervalo dos rotadores e o recesso articular glenoumeral, sítios comumente afetados pela capsulite adesiva, como ilustra o caso clínico apresentado.