Cólicas?
Cólicas intensas no período menstrual, principalmente quando progressivas, podem estar associadas à endometriose, doença que acomete cerca de 10% das mulheres em idade fértil.
Neste quadro, células endometriais, que deveriam ficar apenas na cavidade do útero, escapam para o interior da cavidade do peritônio através das trompas.
Essas células ao longo de meses a anos dão origem a um tecido que tem a capacidade de aderir-se todos os órgãos da pelve, reduzindo a mobilidade natural desses órgãos causando cólicas, podendo levar à infertilidade em um terço dos casos.
Os exames de imagem específicos para um mapeamento completo da endometriose são a Ultrassonografia Transvaginal com preparo Intestinal e a Ressonância Magnética com Preparo Intestinal, sendo que a associação destes exames na mesma data, propicia um aumento da sensibilidade e especificidade, ajudando na avaliação pré-operatória.
A Imagens Medicina Diagnóstica disponibiliza ambos os exames, dispondo de profissionais dedicados ao estudo específico da endometriose. Em caso de cólicas progressivas no período menstrual e/ou infertilidade, procure o seu médico para uma investigação adequada.
Drº Eduardo de Lamare Paula - Médico
Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem