Diverticulite aguda

Paciente do sexo masculino, 64 anos, com queixa de dor abdominal há cerca de três dias, localizada no quadrante inferior esquerdo, procurou o pronto atendimento onde foi solicitado exame de ultrassonografia.

Realizado ultrassom do abdome total, onde foi identificado no ponto referido de dor, segmento de alça intestinal com paredes espessadas e área de protrusão sacular com fluxo aumentado ao Doppler, bem como sinais sugestivos de processo inflamatório da gordura adjacente.

Achados compatíveis com diverticulite aguda não complicada.
O estudo de tomografia computadorizada realizada como complementação confirmou o diagnóstico.

Divertículos cólicos são protuberâncias saculares da mucosa através da parede muscular do cólon, em áreas de fragilidade da parede intestinal onde vasos sanguíneos penetram.
Tipicamente medem entre 5 e 10 mm.

A presença de divertículos no cólon configura a diverticulose, e na presença de sangramento ou processo inflamatório (diverticulite) configuram a doença diverticular.

O termo diverticulite representa um espectro de mudanças inflamatórias que variam de uma inflamação local subclínica à peritonite generalizada com perfuração da alça intestinal.
A maioria dos pacientes com diverticulite apresenta dor no quadrante inferior esquerdo, acompanhado de febre e leucocitose.

O exame físico pode ser relativamente normal, mas geralmente revela desconforto ou massa abdominal. Embora a tomografia computadorizada seja a modalidade de escolha para o diagnóstico e estadiamento da diverticulite colônica com uma sensibilidade de 94% e especificidade de 99%, um estudo de ultrassom dedicado pode ser capaz de caracterizar com segurança esta condição, sendo o ultrassom um método usado na abordagem inicial da dor abdominal no pronto atendimento por ser método seguro, rápido, acessível e livre de radiação.

👉 www.imagenscuiaba.com.br
💙 Mais precisão nos exames. Mais atenção a você.
📞 (65) 4009-8001