Sinovite Vilonodular Pigmentada
Mulher, 41 anos de idade, apresentando quadro crônico e progressivo de dor e edema no joelho, sem história de trauma.
A paciente foi submetida a um estudo por ressonância magnética de joelho, que evidenciou múltiplas massas sólidas intra-articulares lobuladas, com focos de marcado hipossinal nas sequências ponderadas em T1 e T2.
Sinovite Vilonodular Pigmentada é uma doença sinovial proliferativa benigna, incomum e de etiologia desconhecida, que predomina nas 3ª e 4ª décadas de vida, habitualmente monoarticular, sendo o joelho a articulação mais comumente acometida.
Clinicamente, a doença se manifesta como edema, dor leve/moderada e derrame articular, com limitação da amplitude de movimentos.
O estudo por Ressonância Magnética é o melhor método para o diagnóstico, possibilitando a identificação das lesões sinoviais intra-articulares com tendência à sangramento, cuja característica marcante de deposição de hemossinderina resulta nos focos de baixo sinal nas sequências ponderadas em T1, T2 e Gradiente Eco no interior das lesões, como no caso descrito.
Os principais diagnósticos diferenciais são artropatia amiloide, artropatia relacionada à hemofilia e condromatose sinovial.